Parceiros2019-05-21T13:28:45+00:00

Parceiros

A Comuna – Teatro de Pesquisa tem desenvolvido, ao longo dos últimos 46 anos, diversas parcerias estratégicas cujo objectivo principal é dar maior visibilidade e articulação aos seus projectos.

Em termos de relação com municípios, a Câmara Municipal de Lisboa, no quadro das suas competências de apoio à criação artística e à dinamização cultural da cidade, apoia a Comuna – Teatro de Pesquisa com uma comparticipação financeira de 40.000€ anuais, para que seja possível cobrir despesas de produção teatral e artística e ajudar na sustentabilidade do nosso plano de actividades.

Também com a Câmara Municipal de Lisboa, a Comuna é parceira no âmbito do Programa Passaporte Escolar com o objectivo de promover a Educação não formal através de uma oferta educativa alargada e diversificada, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e informados, tendo como destinatários as crianças que frequentam o 1º ciclo das escolas básicas de rede pública da cidade de Lisboa.

Celebrámos também um protocolo de cooperação, no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa, para o desenvolvimento do Projecto “Com Arte”, durante o ano lectivo de 2016/2017, com o objectivo de sensibilizar as crianças dos jardins-de- infância da rede pública da cidade de Lisboa, as respectivas famílias e educadores para a importância das diferentes artes performativas no processo de aprendizagem.

Com a Junta de Freguesia de Campolide, freguesia onde se instala a Comuna, elaborámos um protocolo de modo a chegar mais perto da população local, criando visitas guiadas para os residentes de Campolide, sendo que a Junta reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela Comuna para a Freguesia.

De realçar que, no âmbito da formação, desenvolvemos um protocolo com a Escola Secundária D. Pedro V e a Escola Secundária Eça de Queirós, das quais recebemos estagiários para que possam colmatar a sua experiência académica com um estágio profissional.

Realçamos também o reconhecimento dos diferentes municípios do nosso país, prova disso e apenas referindo o ano de 2018, são os convites que recebemos para apresentação dos nossos espectáculos em Almada, Leiria, Vila Franca de Xira, Benedita, Viana do Castelo, Santiago do Cacém (tal como candidatura em Reforço Extraordinário 2017), Matosinhos, Sesimbra e Setúbal.

A Comuna conta com várias parcerias que pretendem a criação de novos públicos, trazendo as camadas mais jovens ao teatro, como por exemplo: Escola Superior de Teatro e Cinema, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Associação de Estudantes do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas e Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A Comuna cede ainda espaços para apresentação de projectos de instituições como a CRINABEL e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

  

 

Propor parceria